As mortes por câncer de colo do útero denotam a pobreza e a desestruturação  social de um país. Infelizmente no Brasil o câncer do colo de útero corresponde ao 3º tipo de câncer mais incidente nas mulheres, ficando atrás apenas dos câncer de mama e colorretal. Além disso representa a 4ª principal causa de morte por câncer nas mulheres.
De uma forma geral, o câncer corresponde a segunda principal causa de morte no Brasil, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares, daí podemos perceber o grave problema de saúde pública que é o Câncer de Colo de Útero. Felizmente o agente causador desta doença já foi identificado – o Vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), e já existe vacina disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) para meninas de 11 a 13 anos.

Grande parte da população está infectada pelo vírus, sendo que não existe um sinal que nos informe se seu parceiro esteja infectado, portanto o uso de camisinha nas relações sexuais evita a infecção pelo vírus e previne contra este tipo de câncer, e é imprescindível que periodicamente todas as mulheres realizem o Exame papanicolau (Preventivo), pois a medicina nos ensina dois segredos: diagnóstico precoce salva vidas, e prevenir é melhor que remediar.









Por Cipriano Reis Gama
Estudante de Medicina - Faculdade Federal (UFBA)

0 comentários:

Postar um comentário