Até mesmo os casais mais próximos e apaixonados se desentendem. Afinal, as pessoas são diferentes, com diferentes desejos, modo de ser, prioridades e pontos de vista. Por essas razões, o conflito é inevitável em qualquer relacionamento íntimo. Mas isso não implica necessariamente em formas destrutivas de brigar. Os conflitos podem ser solucionados de maneiras construtivas que não levem o casal (sejam marido e mulher ou apenas namorados) a se separar. Uma briga construtiva pode, na verdade, acabar aproximando as pessoas na busca de soluções mutuamente satisfatórias.
  Sendo assim... O Blog da Mulher Virtuosa sugere 10 ações que podem ajudar-lhes a uma resolução construtiva dos conflitos:

1. Escolha cuidadosamente hora e lugar para uma discussão. As pessoas que começam a fazer queixas em um momento inapropriado não devem se sentir surpresas se o resultado não for satisfatório. Tente não começar uma grande discussão quando seu parceiro estiver no meio da realização de uma tarefa importante ou estiver pronto para dormir após um dia longo e cansativo. Mencione o assunto quando houver bastante tempo para discuti-lo por completo.

2. Seja um bom ouvinte. Não fique na defensiva assim que seu parceiro expressar uma preocupação ou queixa. Ouça atentamente sem interrompê-lo. Tente compreender o que seu parceiro está dizendo a partir do ponto de vista dele ou dela. Ouvi-lo calmamente, sem se irritar, fará com que a discussão comece bem. Não permita que seu corpo dê pistas não verbais que contradigam sua atitude de ouvi-lo. Por exemplo: não continue fazendo tarefas domésticas ou assistindo TV enquanto seu parceiro estiver falando. Não encolha os ombros nem revire os olhos como se não estivesse levando em consideração o que seu parceiro está dizendo.

3. Seja sincero. Fale de igual para igual com seu parceiro sobre seus sentimentos. Diga o que você realmente pensa. Se estiver com raiva, não espere que seu parceiro adivinhe seus sentimentos porque você o está tratando com silêncio ou demonstrando essa raiva de maneiras indiretas. É claro que ser sincero não significa ser indelicado ou ofensivo. Não comece a dizer palavrões, a ser sarcástico, zombar ou insultar. Esse tipo de tática é contraproducente.

4. Use frases que contenham a palavra ''eu'' em vez de ''você''. Por exemplo, se você estiver irritado com seu parceiro pelo fato de ele/ela estar atrasado/a, diga: ''Eu fiquei realmente preocupado e decepcionado durante a última hora'' em vez de dizer: ''Você está uma hora atrasado! Por que não conseguiu chegar aqui na hora certa?'' Frases que contenham a palavra ''você'' soam como acusações e tendem a colocar as pessoas em posição defensiva. Frases com a palavra ''eu'' soam como tentativas de comunicar seus sentimentos sem julgar o parceiro.

5. Concentre-se no comportamento, não na pessoa. Por exemplo: ressalte o atraso de seu parceiro como o problema, sem acusá-lo de ser imprudente e egoísta. As pessoas reagem de maneira defensiva diante de um ataque verbal ao seu caráter, pois este tipo de ataque ameaça sua auto-estima.



6. Não exagere ou generalize a frequência de um problema. Não diga a seu parceiro que ele está sempre atrasado ou a sua parceira que ela é exatamente como ''A ou B''. esses exageros incomodam e tendem a desviar as discussões das queixas legítimas.

7. Aborde um número limitado de assuntos específicos. Não sufoque seu parceiro com inúmeras queixas. Concentre-se nas preocupações atuais e de alta prioridade. Não se distraia com assuntos triviais que consomem energia emocional. Não traga à tona uma longa lista de reclamações do passado. 

8. Não encontre válvulas de escape para toda queixa que for feita em relação a você. Todos nós temos a tendência de atenuar nossos defeitos culpando as circunstâncias ou, às vezes, colocando a culpa na outra pessoa. Resista à tentação de apresentar desculpas cujo objetivo é ''tirar você da mira''. Assuma a responsabilidade por suas ações e encoraje seu parceiro a fazer o mesmo.

9. Esteja aberto para chegar a um acordo. Ser bem-sucedido em disputas geralmente envolve um processo de negociação. As duas partes precisam querer ceder um pouco. Não encoste seu parceiro na parede com um ultimato: ''Faça o que eu quero, senão...!'' Os parceiros precisam desejar mudar a si mesmos até certo ponto, em reposta aos sentimentos da outra pessoa. Esse desejo é a essência de estar em um relacionamento íntimo. Ser amado por seu parceiro não significa necessariamente ser aceito exatamente como você é.

10. Não pense em termos de quem perde e quem ganha. Essa abordagem competitiva para a resolução de conflitos é desastrosa para os relacionamentos íntimos. Se um parceiro for sempre o vencedor e o outro sempre o perdedor, o relacionamento inevitavelmente sofrerá consequências. Busque soluções satisfatórias para ambas as partes. O casal deve ser visto como aliados que enfrentam um problema comum. Dessa maneira, seu relacionamento se fortalecerá. 

0 comentários:

Postar um comentário